Carência de ônibus dificulta locomoção de estudantes  

Posted by: Gabrielle Alano in

A disponibilidade de transporte rodoviário em Cachoeira sempre foi precária, mas o problema se agravou principalmente com a instalação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em 2006. A chegada dos estudantes aumentou o fluxo nas estações, possibilitando uma nova rotina de deslocamento. Mesmo assim, a cidade não acompanhou a demanda local, oferecendo apenas uma empresa rodoviária que não atende a todos os interesses.

A Viação Santana – atual detentora das concessões em Cachoeira – possui linhas para três principais pontos: Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. Entretanto, a programação somente dispõe de ônibus a cada três horas para FSA e duas vezes ao dia para SAJ (às 07:00 e 12:20). Dessa forma, grande parte das conduções alternativas – vans, topics, etc – circulam entre as cidades vizinhas no sentido norte (Capoeiroçú/ Conceição da Feira / FSA) e sul (São Felix / Muritiba / Cruz / Sapeaçu / SAJ) com freqüência de 30 minutos, entre às 06:00 e 17:00, substituindo os ônibus convencionais e seguros por veículos de menor porte, porém com horários mais viáveis.


Perda de tempo

A universidade recebe semestralmente alunos de diversas regiões do Estado, tal como Chapada Diamantina, Sudoeste Baiano e Extremo Sul, que necessitam de transporte para outras localidades além do recôncavo baiano e capital. Em vista a carência dessas conduções, os estudantes deslocam-se geralmente à Feira de Santana e Santo Antônio para então direcionarem-se às suas regiões. Em entrevista, alguns alunos afirmaram perder quase um dia inteiro na estrada pela grande dificuldade em coincidir horários entre os ônibus, além do desgaste pelo tempo das viagens.

De acordo com o Secretário de Transporte da cidade, Beto Barreto, o monopólio da Santana advém de alguns anos. Inicialmente, a Viação São Roque detinha as concessões de transporte que posteriormente foram assumidas pela Viação Camurujipe. As permissões do tráfego e instalação somente podem ser autorizadas pela Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) mediante licitação. A Viação Jauá, que também circula em Cachoeira, oferece a linha Maragogipe-Salvador, mas não possui permissão para utilizar o terminal de embarque e desembarque. A autorização para novas empresas rodoviárias na cidade são pouco acessíveis, uma vez que o contrato com a Viação Santana garante a preferência, segundo Barreto.

A alternativa para o transporte estudantil seria a disponibilidade de ônibus gratuito às regiões circunvizinhas até Feira de Santana e Santo Antônio, que seriam as “cidades pólo” por apresentarem melhor estrutura. Atualmente, o município subsidia uma besta para Feira (de segunda à sexta, duas vezes ao dia) e um microônibus para Cruz das Almas (diariamente, às 18h) aos estudantes de ensino superior, sem qualquer apoio do estado. Contudo, o transporte oferecido pela prefeitura não atende o fluxo de estudantes que se deslocam semanalmente e estes, por sua vez, ficam a mercê da política local.

This entry was posted on quarta-feira, novembro 11, 2009 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

5 comentários

Muito boa a matéria Gabileene ...
Realmente é preciso um olhar a mais para essa carência na cidade de Cachoeira .

Texto bem escrito.

Dá pra enviar para as Empresas de ônibus, quem sabe meloram alguma coisa.

A matéria tá muito boa, moça. Bem consistente, com ótima escrita, e o melhor, relevância social. Parabéns! =)

Muito boa a matéria!

Grande Futuro você tem... Sucesso!!!

Gostei bastante deste Blog. Parabéns para a autora e para a cidade heróica de Cachoeira.

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