Alcoolismo: Uma Doença Mental  

Posted by: Gabrielle Alano in

“Um bêbado é um bêbado, não há um modo elegante de dizer isto”. A citação da Associação dos Alcoólicos Anônimos de Cachoeira – BA remete ao sofrimento pelo qual milhares de pessoas passam ao se deparar com a bebida.

Valter Evangelista da Silva, 79 anos, conta sua trajetória desde a adolescência, quando teve o primeiro contato com a bebida, até os primeiros passos para sua recuperação. Aprendeu a beber cedo, principalmente em festas como Carnaval, São João e aniversários. Aos 35 anos, o hábito de beber tornou-se uma dependência que afetava não apenas sua vida profissional, mas, sobretudo, pessoal. Valter também se viciou em cigarro, chegando a fumar cerca de duas carteiras por dia. Mesmo assim, afirma: “O álcool é o pior de todos, pois, antes de matar, ele desmoraliza e joga na sarjeta”.

A luta contra a doença não foi fácil, mas a vontade de crescer trouxe à Valter força para deixar a bebida. Em 1989, ingressou no grupo de apoio Alcoólicos Anônimos (AA), em Salvador – BA, que o ensinou os doze passos para a recuperação. A partir da conscientização, do trabalho em grupo e das palavras de ajuda, Valter pôde controlar o vício e voltar à rotina.

Com o apoio de amigos e familiares, Valter Silva enfrentou a doença e fundou, em julho de 1995, um grupo dos AA em Cachoeira. A associação, atualmente, conta com cerca de doze membros fixos, dentre eles apenas uma mulher. A terapia grupal usa da psicologia para encorajar os dependentes a assumir a doença e tratá-la.

Aposentado, Valter trabalha há 60 anos como fotógrafo “lambe-lambe” no centro da cidade. Quando fala da doença, ele diz “O alcoolismo é uma doença mental, espiritual, reflexiva e de determinação fatal. E como a diabetes, não tem cura”. Após 20 anos sem beber, ele explica: “Tudo está na mente”.

This entry was posted on quarta-feira, janeiro 20, 2010 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

2 comentários

Gabi, nem parece que você quem escreveu. :O Brincadeira. Tá legal. Não sou desse ramo, eu só leio a matéria, não comento ela. :( beijos. Aqui é Dani viu? Usei a conta da Bahiacred, pra comentar nisso é dificil dude. --'

Com certeza , Sr, valter é um exemplo de coragem para aqueles que precisam se curar do vício do alcoolismo .
Adorey Gabi !
Muito bem escrita a matéria !
Nota 9,9 ! ( piada interna )
Beijo

Postar um comentário